Nutrição

7 dicas para manter a sua dieta keto sem vacilar.
Por Mariana Costa


Todos queremos começar o verão no nosso melhor, não há uma mulher ou homem que não se preocupe com a sua aparência na praia. Ninguém está 100% satisfeito com o seu proprio corpo e é preciso mudar essa mentalidade. Uma mulher ou homem feliz consigo própria/o é sempre mais bonita/o.
A dieta cetogênica ou keto é uma dieta pobre em carboidratos e rica em gorduras. Ela ensina o seu corpo a utilizar a gordura como fonte de energia. Eu vou dar-vos umas dicas para manter a dieta Keto , a dieta da moda.  Começar a keto não é a parte difícil, mantê-la é o que custa mais.

Dica 1 – os dias da batotaeu prefiro pensar neles como dias de festa . Estes dias são importantes porque manter o plano 100% do tempo pode parecer limitado e, em certas ocasiões, impossível. Deve planear os dias de festa em celebrações especiais, como festas de aniversário . Desta forma pode participar sem se sentir culpada/o.

Dica 2 – testar o sangue todas as manhãs com um teste de farmácia. É a única maneira real de saber com precisão o nível de açúcar no sangue e ver se está em cetose. Depois de muitos dias de festa vai levar um dia ou dois para voltar à cetose. É um bom lembrete para encontrar os seus limites de indulgência e monitorar a sua ingestão de açúcar.
Recomendo que use tiras de teste à cerise na urina á venda em farmácias.

Dica 3 – tome o seu smoothie de abacate matinal com leite de amêndoa, óleo de côco e proteína e quando sair de casa não se esqueça de levar consigo algumas nozes ou amêndoas.Outro lanche que recomendo é um abacate fatiado com azeite, sal e pimenta, a textura cremosa e o sabor salgado são realmente bons. Azeitonas também são um bom lanche keto e adicionam sabor a coisas que podem ser meio desenxabidas como salmão selvagem ou atum.

Dica 4 – às vezes você tem que escolher batalhas. Comer lacticínios ocasionalmente não é keto a 100% mas quebrar a rotina e não ficar preso a ideias muito limitadoras também é importante . A vida é abundância e não podemos ficar demasiado presos ao que não podemos fazer, temos de ser flexíveis. Por isso fica aqui uma receita:

Cheesecake keto com morangos.
Não é muito diferente um cheesecake normal dum keto, a única diferença é a base e a substituição de açúcar por eritritol.
A base que faço é uma mistura de farinha de amêndoa e óleo de côco e refrigero por 20 minutos.usei: 3 chávenas de farinha de amêndoa, 1/2 colher de chá de sal, opcional 2 colheres de sopa de óleo de coco. Combine todos os ingredientes, despeje numa forma pressione uniformemente.

Para o recheio usei:
700 ml queijo creme ou queijo fresco batido ou queijo creme Vegan
1 1/2 chávenas de iogurte, como iogurte de leite de côco
1/2 chávena de óleo de côco
2 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de sopa de sumo de limão (opcional)
2/3 chávena de eritritol (à venda em supermercados e lojas de suplementos naturais)
1/4 chávena de farinha de amêndoa.
À temperatura ambiente, bata todos os ingredientes apenas até ficar homogêneo. Espalhe o recheio em cima da base preparada. Coloque no frigorífico por 2 horas e sirva com morangos frescos no topo. 

Dica 5 – A dieta Keto pode tornar-se difícil quando tem um grupo de amigos que comem de tudo . Quando estiver com amigos que estão a comer uma sobremesa, ( a minha perdição ) faça ou peça um chá para manter mãos e boca ocupadas. Quantos dos nosso desejos não são apenas o corpo a pedir água e alguns minerais,(surpreendentemente) esta dica resulta mesmo!

Dica 6 – Outra coisa que eu aconselho beber para acabar com os desejos é o vinagre de sidra na água – cerca de uma ou duas colheres de sopa numa garrafa grande de água.

Dica 7 – Por fim, comer tarde não é uma prática keto ideal. Deve jantar quatro horas antes de ir dormir e fazer o seu Jejum até perto das 12h. É a melhor maneira de ver os resultados do seu esforço.

Com estas dicas , torna-se mais fácil manter-se comprometida/o e lembre-se: este tipo de dietas restritivas não devem ser mantidas por mais de algumas semanas seguidas. Não são estilos de vida, são dietas temporárias que nos põem no caminho certo.
Uma alimentação variada e equilibrada é para a vida toda!


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