O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, marcou presença esta manhã, no Jamor, nas 12H #BEACTIVE, iniciativa de destaque do quinto dia da Semana Europeia do Desporto.

A ocasião serviu para estrear a requalificada pista n.º 1 do Estádio Nacional do Jamor, que agora fica à disposição não apenas dos atletas de alto rendimento, mas também do público em geral.

Com partida dos primeiros dorsais às oito da manhã e com o final às 20 horas, um milhar de corredores percorreu, este domingo, os cinco quilómetros de distância do percurso, divididos em cinco slots ao longo de todo o dia e dentro das recomendações da Direção-Geral da Saúde.

Na corrida participaram os embaixadores Nuno Delgado, Naide Gomes, Elisabete Jacinto, Ricardo Carriço, João Pedro Pais, Patrícia Matos e Jorge pina, bem como o presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Pataco, e da vice-presidente, Sónia Paixão.

João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto

“Esta reinauguração e requalificação da Pista de Atletismo do Estádio Nacional do Jamor, em plena Semana Europeia do Desporto, é um marco muito importante. Esta é uma pista de serventia pública e histórica onde treinaram tantos e tantos campeões. Esta pandemia não pode parar o desporto. Os mais jovens precisam e os menos jovens também. O Desporto é extremamente importante e estruturante para a nossa sociedade.”

Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo

“Esta foi a primeira grande pista do atletismo português e a nossa grande sala de visitas. Foi aqui que em 31 de julho de 1972 se instalou a primeira pista sintética do país, que passou a reunir todos os atletas do país, que se deslocavam até ao Jamor para preparar as provas. Hoje é um renascimento, um retornar do filho pródigo à casa mãe e uma nova oportunidade para o Atletismo de regressar a um espaço que é seu. É um momento simbólico, que ocorre durante a Semana Europeia do Desporto, e estamos aqui a demonstrar que o Atletismo é uma modalidade aberta, mesmo em momentos de crise ou pandemia, todos podem praticar.”

Naide Gomes – Embaixadora #BEACTIVE

“Ações como a Semana Europeia do Desporto são extremamente importantes e, para mim, é um privilégio enorme ser Embaixadora #BEACTIVE. É um movimento que incentiva as pessoas para a prática da atividade física e a mexerem-se pelo bem da sua saúde física e mental.”

O quinto dia da Semana Europeia do Desporto, subordinado ao tema Desporto Náutico, teve ainda, espalhados por todo o país, atividades ligadas a modalidades aquáticas. Dia aberto de surf e SUP na praia internacional, no Porto; kayak/canoagem, vela e surf na praia da Vagueira, em Aveiro; surf e bodyboard na praia da Cova Gaia, na Figueira da Foz; dia aberto de canoagem, stand up paddle, canoagem e uma regata, em Portimão; e ainda atividades experimentais em todos os Centros de Marcha e Corrida nacionais e pedestrianismo nos percursos homologados de Almada, Jamor e Lisboa.

6.º DIA – DESPORTO INCLUSIVO
Para amanhã, estão agendadas as seguintes atividades:

Entrega de 24 kits de material de desporto inclusivo – um por cada Coordenação Local de Desporto Escolar – no Pavilhão Multiusos de Odivelas (10h45), com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo;
Apresentação pública do projeto Black Lives Matter, em parceria com o município de Matosinhos e SOS racismo (14h30), no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, com a presença do embaixador Jorge Gabriel;
Projeto inclusivo “Boxing Spirit”, que trabalha com crianças e jovens desfavorecidos. Projeto com ligação ao Programa Erasmus+ (17h, Carnaxide);
Dia aberto de surf e SUP na praia do Matadouro, na Ericeira (16h).