Do evento, com mais de duas centenas de iniciativas espalhadas pelos oito dias, destaca-se a corrida 12h#BeActive com um conceito inovador, dentro das recomendações da Direção-Geral da Saúde, que reúne corrida e caminhada num circuito reservado aos participantes no Centro Desportivo Nacional do Jamor. Para mais informações consultar www.12hbeactive.pt.

A programação da SED está estruturada em torno das seguintes temáticas centrais:

  • Educação;
  • Locais de trabalho;
  • Atividades ao ar livre;
  • Clubes desportivos e centros de fitness.

Por outro lado, e tendo em consideração a realidade nacional, o IPDJ inclui ainda neste âmbito outros temas estratégicos para o desenvolvimento do Desporto nacional, nomeadamente:

  • Desporto inclusivo;
  • Desporto sénior;
  • Desporto náutico.

A sessão de apresentação contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do Conselho Diretivo do IPDJ e dos embaixadores #BeActive Carlos Lopes, Elisabete Jacinto, Jorge Pina, Patrícia Matos, Ricardo Carriço, Nuno Delgado, João Vaz, Rita Ruaz, Marta Paço, Pedro Oliveira e João Pedro Pais.

João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto

“É cada vez mais reconhecido que o desporto é essencial à nossa vida, pessoal e coletiva. O Governo tem como meta, inscrita nesta década até 2030, transformar Portugal numa das 15 nações mais ativas da Europa e esta SED ajuda a alcançar este objetivo. Nunca deixámos o desporto para trás, neste ano terrível que vivemos com esta pandemia”.

Vítor Pataco, presidente do IPDJ

“Este ano será uma celebração diferente. Vamos levar a SED às pessoas, em vez de trazer as pessoas à SED, importante para o cumprimento das regras sanitárias. Com os constrangimentos e contingências que estamos a viver, pode até parecer paradoxal todas estas atividades, mas a verdade é que as pessoas têm sentido uma enorme vontade de fazer exercício. Num estudo que fizemos com um consórcio de cinco universidades, 45% das pessoas que estavam inativas, com o confinamento, tornaram-se ativas. Vale a pena sublinhar a criatividade das organizações desportivas de chegarem às pessoas e motivá-las à prática desportiva”.

Sónia Paixão, vice-presidente do IPDJ

“Vamos propor uma grande SED, conforme temos tido a oportunidade de fazer nos últimos anos. Mais uma vez o IPDJ não vai deixar ninguém para trás e, mesmo nas atuais condições, vamos ter vários registos, com atividades presenciais, cumprindo todas as indicações das entidades de saúde, um regime misto, presencial com transmissão online e outras atividades exclusivamente para os canais digitais. Já temos mais de duzentas atividades registadas, resultado de um grande esforço das nossas direções regionais e de todas as entidades parceiras, desde Municípios, Clubes, Associações e tantos outros. Queremos passar uma mensagem de confiança e renovar a importância da prática da atividade física, que é um caminho para melhor qualidade de vida, mais saúde e bem estar.”

Embaixadora #BeActive – Patrícia Matos

“É um gosto imenso voltar a estar associada a esta campanha #BeActive. É uma campanha europeia, com 6 anos, à qual nós embaixadores e Portugal dá muita importância. Numa das viagens que fizemos à Comissão Europeia verificámos que Portugal está bem cotado e os testemunhos são positivos. Nós temos de ser ativos para nós. Não precisamos de praticar todos o mesmo desporto, ser atletas de alta competição ou ser medalhados, mas devemos manter-nos ativos. O desporto faz-nos bem. Ao fim de 6 meses de atividade física estamos mais capacitados a tomar decisões e isso é algo que é cada vez mais importante.”

Embaixador #BeActive – Ricardo Carriço

“Esta campanha faz todo o sentido. Quem está em áreas de visibilidade e próximas do público tem o dever de promover as boas práticas. É um dever de cidadania fazer com que esta mensagem chegue às pessoas. Tento sempre manter-me ativo e é um momento que gosto bastante, são duas horas em que não penso em mais nada e faz-me muito bem.”

Embaixador #BeActive – João Pedro Pais

“Vou fazendo sempre desporto e mesmo neste período de quarentena procurei fazê-lo em casa. Antes de estar na música já fazia o meu desporto, é algo intrínseco e natural para mim. Faço todos os dias que posso.”

Para aceder ao plano de atividrades completo, síntese da SED e fotografias da sessão de apresentação, descarregue a pasta em: https://we.tl/t-czN2fHicAk