Para muitas mulheres, o período menstrual é acompanhado de cólicas menstruais, inchaço, fadiga, alterações de humor e aumento do apetite. Fique a conhecer os alimentos a evitar e os que deve privilegiar, de modo a favorecer ou minimizar os sintomas associados a este período.

Alimentos A CONSUMIR:

Banana – Fonte potássio, alivia a retenção de líquidos.

Brócolos – Fonte de ferro, ácido fólico, cálcio, potássio e vitaminas A, C, K, são um aliado para quem sofre de dores de cabeça nesta fase.

Salmão, Nozes, Sementes de Linhaça – Alimentos ricos em ómega-3, ácido gordo essencial polinsaturado, que auxilia no combate da depressão e no controlo do peso.

Chocolate – Fonte de triptofano e magnésio, ajuda no alívio dos sintomas de stress e mau humor.

Chá de camomila, cidreira e passiflora – Chás calmantes que amenizam as cólicas, a ansiedade e a tensão pré-menstrual.

Alimentos A EVITAR

Café, chá verde e preto – Bebidas estimulantes, encontram-se associadas a insónias, alteração de humor e irritabilidade.

Grãos refinados – Interferem nos níveis de açúcar no sangue e no controlo do apetite entre as refeições, uma vez que perdem muitos dos seus nutrientes originais durante o processo. Opte por grãos integrais quando consumir pão, massa ou arroz para que minimize as cólicas menstruais.

Álcool – Bebidas alcoólicas devem ser evitadas por intensificar sintomas como dores de cabeça e abdominais e depressão.

Sal – Alimentos ricos em sódio, como alimentos processados, potenciam a retenção de líquidos, aumentando a sensação de inchaço.

Patrícia Bendada Gonçalves

Nutricionista em ginásios da rede Vivafit. Licenciada em Ciências da Nutrição em 2012. Curso de Nutrição Desportiva com Pós-graduação em Nutrição em Oncologia. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas